Saúde Ocupacional
Saúde Ocupacional
A Saúde Ocupacional ou Saúde do Trabalho tem como foco o cuidado dos hábitos e prevenção de doenças e problemas de saúde que podem ser causados no ambiente de trabalho.
Com base nos riscos identificados na Segurança do Trabalho/GRO, a Saúde do Trabalho visa diagnosticar a condição do monitoramento de saúde dos empregados através da sugestão de práticas de saúde que devem ser realizados nos eventos ocupacionais: Admissional, Periódico, Mudança de função, Retorno ao trabalho, Demissional e outros que sejam aplicáveis.
“É a observação da forma de trabalhar, da relação do trabalhador com os meios de produção e da relação dos meios de produção com o ambiente."
O GRO exige um diferencial com relação ao PCMSO, ou seja, diferenciar o que é gestão de medicina ocupacional e prática de medicina ocupacional, onde existe a tentativa de destacar os impactos do ambiente de trabalho na saúde de uma maneira geral, não mais somente nos exames ocupacionais citados, como também com a integração às informações da medicina assistencial.
Vale lembrar que agora é tudo via sistema, ou seja, todas as informações são integradas e devem andar absolutamente juntas: Folha de Pagamento + Segurança + Saúde.
ASO
O exame clínico, também chamado de exame médico, é realizado em todas as finalidades ocupacionais (admissional, periódico, demissional, retorno ao trabalho e mudança de função). Tem como objetivo conhecer o histórico clínico e laborativo do colaborador, através de uma criteriosa anamnese, aferição de sinais vitais e verificação de dados antropométricos. Após esta avaliação e análise dos exames complementares o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO.
Admissional
Determinar se o trabalhador se ajusta psicologicamente e fisicamente ao posto de trabalho e atividades específicas. Assegurar que não haverá agravamento ou perigo para sua saúde ou outros trabalhadores; realizado antes de iniciar as atividades.
Periódicos
Tem como objetivo controlar a saúde do trabalhador durante sua jornada na empresa. Detectar previamente qualquer efeito adverso para saúde causado por práticas de trabalho, ou exposição a perigos potenciais.
Retorno ao Trabalho
Tem como objetivo avaliar se a saúde do trabalhador é compatível com o retorno da atividade a ser desenvolvida, após a ausência por motivo de doença, acidente e/ou gravidez. Deve ser realizado no primeiro dia útil de retorno ao trabalho. O exame é realizado após afastamentos superiores a 30 dias.
Mudança de Risco
Realizado para todo e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou setor que implique a exposição do trabalhador ao risco diferente do que estava exposto anteriormente, para mais ou para menos. O exame deve ser realizado antes da data da mudança de atividade.
Demissional
Realizado ao término do contrato de trabalho para nova avaliação de saúde do trabalhador e comparar com a avaliação dos exames anteriores (admissional, periódicos, etc.). Avaliar se a saúde foi afetada até aquele momento. Deve ser realizado até a data da homologação ou até o desligamento definitivo.
Exames Complementares ou Laboratoriais
São requisitados de acordo com os riscos a que o funcionário está exposto, em conformidade ao Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR e ditados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.
Estes podem também ser exigidos por regulamentações específicas, tais como: “Manipulação de Alimentos”, “Motoristas Profissionais”, dentre outros.
Enquadramento de PNE/PCD (Portadores de Necessidades Especiais)
São classificados de acordo com a lei do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - Lei 8213/91 de 24/07/91, artigo 93. Todo candidato(a) ou colaborador(a) portador de deficiência (física, auditiva, visual, doenças autoimunes, etc.), que tenha laudo médico do especialista e esteja com CID (Classificação Internacional de Doença) incluso na relação reconhecida do MTE, será emitido atestado médico ocupacional (ASO) e laudo médico como participante da COTA de Manual de Normas e Procedimentos PNE/PCD da empresa e assinado pelo candidato(a) ou colaborador(a), autorizando a sua inclusão pelo RH na empresa e no MTE.
Saúde Ocupacional - Outros
- Estatísticas de Qualidade
- Acompanhamentos de saúde (gestão dos absenteísmos e afastamentos)
- Gestão em Saúde Preventiva e campanhas para Grupos Crônicos e proteção à saúde
Outros documentos de Saúde Ocupacional
- Elaboração de Programa de proteção respiratória – PPR
- Elaboração de Programa de conservação auditiva – PCA
Duvidas? Entre em contato conosco!
Serviços Relacionados

Segurança Ocupacional
Segurança do Trabalho Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas técnicas e legais adotadas, visando minimizar acidentes...
Saiba mais